Total de visualizações de página

sábado, 14 de dezembro de 2013

Introdução do verbete Bacacheri na Wikipédia em português

Bacacheri é um bairro do município brasileiro de Curitibacapital do Paraná. Localiza-se na subprefeitura do Boa Vista, sendo que está situado na região nordeste do município. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 23 734 habitantes, cujo valor representava 1,4% do total do município e estava distribuído em uma área de 6,98 km². É famoso por abrigar o Aeroporto do Bacacheri, que realiza vôos domésticos para outros estados brasileiros.
Os primeiros tempos do bairro são confundidos com o fato de ser criada na região a Colônia Argelina de imigrantes, no ano de 1869. A colônia recebeu esse nome porque a maior parte dos seus habitantes era formada por franceses que vieram da Argélia, mas existiam também imigrantes da Alemanha, da Suíça, da Suécia, da Inglaterra e, depois, da Itália. A afirmação de que o bairro tem crescido e se desenvolvido ao longo da sua história, teve ligação, primordialmente, aos meios de transporte que transitavam pela estrada da Graciosa como caminho para o litoral do Paraná, fato que originou as lojas da zona comercial e os serviços públicos. O Parque dos Ingleses é atração principal na história do bairro.
No bairro localiza-se a Ordem Rosa Cruz e anexa à chamada loja de jurisdição de língua portuguesa está o museu egípcio cujo acervo guardado em seu interior está relacionado à utensílios da cultura egípcia antiga e uma múmia verdadeira. Muitos habitantes do bairro confundem a Ordem Rosa Cruz com a Maçonaria, motivo pela qual ambas as sociedades secretas têm a mesma filosofia.
O bairro é sede de importantes pontos de referência, conforme já citados anteriormente, são eles o Aeroporto do Bacacheri, o Parque General Iberê de Mattos, o Cindacta II e a Ordem Rosa Cruz. As principais vias públicas do bairro são a Avenida Prefeito Erasto Gaertner, a Avenida Francisco Albizu, a Rua Cláudio Chatagnier, a Rua Fagundes Varela, a Rua Paulo Ildefonso Assumpção, a Rua México, a Rua Nicarágua, a Rua Marcelino Nogueira e a Rodovia Régis Bittencourt.

2 comentários:

  1. Agora, lendo a introdução do artigo, entendi a razão de você ter se inspirado na bandeira da França para fazer a do Bacacheri! Legal a ideia. Não sabia q nosso bairro era colonizado por franceses.

    ResponderExcluir
  2. A importância da geografia do bairro é fundamental para o aprendizado inteligente da geografia da Terra inteira, como se segue: da casa para a rua, da rua para o bairro, do bairro para o município, do município para o estado, do estado para o país e do país para o continente e do continente para o mundo. Para quem quiser ter capacidade, inteligência e gosto de aprender e estudar geografia, é importante chegar a essa conclusão.

    ResponderExcluir